Friday, December 22, 2006

Para os meninos e meninas de Turismo, desejo um divino Natal. Que seja uma época, não apenas de divertimento, mas também de reflexão.
Para todos e cada um de vós, um sentido abraço de felicidades!

Monday, December 18, 2006

Roubo de “passwords”, “spam” e “hackers” são as principais ameaças em 2007

As 10 principais ameaças de 2007 são:
1 - Aumentará o número de páginas web de roubo de passwords mediante páginas falsas de acesso a conhecidos serviços online como o eBay.
2 - Continuará a crescer o volume de spam, especialmente com imagens.
3 - A popularidade que a partilha de vídeos na web tem vindo a adquirir torna inevitável que os hackers se centrem nos arquivos de formato MPEG para distribuir códigos maliciosos.
4 - Os ataques a telemóveis serão mais numerosos devido ao facto de os dispositivos móveis serem cada vez mais "inteligentes" e terem uma maior conectividade.
5 - O adware – ou publicidade - continuará a tendência ascendente dos Programas Potencialmente Não Desejados (PUPs - Potentially Unwanted Programs).
6 - O roubo de identidade e a perda de dados irão continuar a ser um problema de âmbito público – o roubo de computadores, a perda de arquivos de backup e sistemas comprometidos podem estar na origem destes crimes.
7 - A utilização de bots, programas de computador que efectuam tarefas autónomas, irá passar a ser uma das ferramentas que favorecem os hackers.
8 - Os programas parasitas, ou vírus que modificam os arquivos existentes num disco, voltarão a aparecer.
9 - Irá aumentar o número de rootkits em plataformas de 32 bits, mas a protecção e as possibilidades de correcção também irão aumentar. 10 - As vulnerabilidades irão continuar a causar preocupações, alimentadas pelo ‘mercado negro’ de busca de vulnerabilidades.
10 - As vulnerabilidades irão continuar a causar preocupações, alimentadas pelo ‘mercado negro’ de busca de vulnerabilidades.
Fonte: Jornal de Negócios (15/12/2006)

Friday, December 15, 2006

Os Mandamentos para Investir no Turismo Residencial

Muriel Murdien (Especialista Europeia em Turismo Residencial) diz-nos em entrevista ao Público Imobiliário que “Portugal apresenta um desenvolvimento bastante excitante”.
Define 9 factores – chave a serem analisados pelos investidores que pretendam enveredar por este negócio.
1º Planeamento Estruturado;
2º Destinos Híbridos;
3º Eco Paranóia;
4º Destinos Saturados;
5º Nova Atitude no mercado de Resort;
6º O Poder da Marca;
7º Novo Estilo de Vida;
8º Moda;
9º Novos Públicos.

Ver mais:

Obrigado!

Os meus meninos turistas convidaram-me para o jantar de Natal. Pessoalmente, até nem gosto do NAtal. Mas gostei muito do jantar, onde fui muito bem recebido.
A todos o meu obrigado!

Wednesday, December 13, 2006

Aborto: quem faz e porquê?

"Cerca de 350 mil portuguesas entre os 18 e os 49 anos fizeram pelo menos um aborto ilegal, sendo que quase três quartos aconteceram até às dez semanas de gravidez e seriam legais de a alteração legislativa proposta no referendo estivesse em vigor. Os dados constam de um estudo encomendado pela Associação para o Planeamento da Família (APF), citado pelo JN.
Constantino Sakellarides, ex-director-geral da Saúde, disse ao JN que a realidade é que «não se trata de um fenómeno marginal». Se 14,5 por cento das duas mil mulheres dos 18 aos 49 anos inquiridas neste estudo (que correspondem a 20 por cento daquelas que engravidaram) admitem ter feito um aborto, «extrapolado para a população, são 350 mil pessoas».
Só no último ano terão sido entre 17.260 e 18 mil as IVG ilegais. Números que, segundo Duarte Vilar, da APF, podem «pecar por defeito», dada a «natureza da questão, que incide sobre um comportamento ilegal e pode levar a alguma omissão».
Sakellarides realça que «a maioria das mulheres (83 por cento) fez apenas um aborto, ou seja, não é uma questão de abortar conforme calhe». Até porque 75,7 por cento dizem ter sido uma situação «muitíssimo difícil» ou «muito difícil».
O especialista em Saúde Pública atenta ainda no perfil da mulher que aborta. 15,4 por cento das mulheres com Ensino Básico já abortaram, tal como 13,2 por cento das que concluíram o Ensino Secundário e 14,1 por cento das que têm grau de instrução superior.
39 por cento das mulheres que abortaram são solteiras e 35 por cento separadas ou divorciadas. «São relativamente jovens, demasiado para ter filhos, numa fase da vida em que não há compromissos conjugais estabelecidos e são apanhadas por circunstâncias cujo controlo não está ao seu alcance», explica Sakellarides.
As pressões familiares e a rejeição da gravidez pelo companheiro, por seu lado, são apontadas como motivos para decidir abortar em 17 por cento dos casos. «Claramente razões que a mulher não controla», tal como as 24 por cento que indicam a falta de condições económicas ou o facto de terem tido um filho pouco antes, contra 13 por cento que diz não desejar ter filhos. Em 23 por cento dos casos por tomar a decisão sozinhas.
Segundo o responsável, o facto de 46,1 por cento das mulheres que abortaram não usarem qualquer método contraceptivo é associado a razões «difíceis de controlar», como estar à espera de uma consulta ou no início de uma relação, ter problemas de saúde, ou não ter parceiro fixo.
A maioria das intervenções (40 por cento) foram feitas em casas particulares (32 por cento em clínicas), por médicos, indicados por amigos. 14,3 por cento viajou até Espanha."

Tuesday, December 12, 2006

Frequência - Dúvidas

Irei estar na Escola, amanhã, quarta-feira 13 de Dezembro, para esclarecer dúvidas da frequência, pelas 14h.
PS - são expressamente proíbidas agressões físicas!

Monday, December 11, 2006

Master em Turismo

INSCRIÇÕES ABERTAS: 100 Euros
Inicio: 20 de Janeiro de 2007
Horário P/L: 6ª feira das 18h30 às 22h30 e Sábados das 09h30 às 13h30
Âmbitos e Objectivo
- Desenvolver as habilidades de gestão do negócio na área de hotelaria e turismo;
- Proporcionar os conhecimentos necessários e capacitar as futuras chefias das empresas de turismo e hotelaria em Portugal;
- Intensificar a partilha de experiências e de diversos modelos de gestão com profissionais de diferentes empresas.
Destinatários
O Master em Gestão Hoteleira e Turismo é particularmente relevante e dirigido a quem trabalha ou pretende trabalhar nas áreas de hotelaria e turismo.
Condições de admissão:
São admitidos ao curso os candidatos com curso superior e/ou experiência profissional, na área. Na fase de selecção, são valorizados o curriculum académico e o percurso profissional.
Metodologia:
Os métodos utilizados baseiam-se numa aprendizagem prática e activa, sendo as aulas baseadas em case studies, trabalhos em grupo, relatórios e estudos individuais
Áreas Temáticas
Gestão Estratégica
- Gestão Estratégica
- Gestão e Análise Financeira
- Gestão de Projectos
- Marketing Estratégico Hoteleiro

Comercial e Marketing
- Direcção de Equipas Comerciais
- Metodologias de Acção Comercial Hotelaria
- Politica de Comunicação e Marketing Directo
- E- Commerce


Comportamental
- Comunicação e Direcção de Reuniões
- Gestão da Mudança
- Gestão de Recursos Humanos

Hotelaria e Turismo
- Turismo e Ambiente
- Educação e Formação em Turismo e Hotelaria
- Gestão da Qualidade
- Transportes e Logística
- Relações Internacionais e Interculturais

Métodos de Avaliação:

Os métodos utilizados baseiam-se numa aprendizagem prática e activa, sendo as aulas baseadas em case studies, trabalhos em grupo, relatórios e estudos individuais.
Preço:
Inscrição: 100,00 Euros
Propina: 3.500,00 Euros
3 prestações de 1.166,66 Euros

Saturday, December 09, 2006

Regiões de Turismo

Esperei que a discussão fosse aqui lançada; faço-o eu: que acham da nova organização do Turismo? Nomeadamente a nossa realidade próxima?
Alentejo Litoral e Planície? Será que deixámos de ser alentejanos para ser planiceiros?

7 Maravilhas de Portugal

Portugal está a participar num grande evento!Eleger as sete maravilhas de Portugal.
No início havia uma lista de 793 monumentos, que passaram a 77.
Agora, está ao alcançe de todos nós a eleição dessas maravilhas, numa escolha de 21 monumentos finais.
Eu acho a ideia deliciosa, e convido-os a todos, se quiserem, a votar e ver as maravilhas que o nosso país tem: aqui.
Penso que é muito importante a participação de todos nós neste evento, principalmente na nossa área.

Thursday, December 07, 2006

Jantar

Caros turistas, temos um jantar de natal marcado para a próxima quinta-feira.
Quem quiser estar presente, avise! ;)

Wednesday, December 06, 2006

Que giro...

O blogue dos meninos de turismo vem hoje destacado aqui.
Há coisas mesmo fantásticas, não há?

Tuesday, December 05, 2006

Hoteis Ibis

Os hotéis Ibis vão lançar uma campanha de Natal, em Portugal, para uma ou duas pessoas, num total de dois mil quartos, por um euro por noite. A proposta é válida de 15 a 29 de Dezembro, só para reservas efectuadas via Internet.
Segundo o director de Operações Ibis em Portugal, Andre Cavrois, o objectivo é «surpreender os nossos clientes e oferecer-lhes um presente de Natal inesquecível. Sabemos que na hotelaria económica é possível promover iniciativas arrojadas e quisemos mostrar isso mesmo».
Na opinião isso não deixa de ser uma boa ideia, mas os hoteis Ibis deixam um pouco a desejar...mas por um euro vale sempre a pena. Se algum de vocês quiser aproveitar a promoção pode se informar
aqui.

Para quem estiver interessado "1º DOUTORAMENTO EM TURISMO"

Em Odivelas, o Instituto Superior de Ciências Educativas realiza, pela primeira vez, o doutoramento em Turismo, programado para Janeiro de 2007. O período de candidatura mantém-se aberto até 15 de Dezembro e estão disponíveis, para frequência, um máximo de 30 vagas.
A especialização em Novos Recursos e Sustentabilidade em Turismo será coordenada por Luís Serrano-Piedecasas.
ISCE: até 15 de Dezembro, candidaturas para 1º doutoramento em Turismo
fonte: Publituris

Sunday, December 03, 2006

Notas

Ao que parece, o gajo já corrigiu a frequência maravilha e as notas estão aqui.

Friday, December 01, 2006

Frequência Maravilha

Caso 1
Margarida nasceu em Lisboa, cidade onde aprendeu a andar, falar, amar, onde conheceu a felicidade, apesar de rodeada da mais degradante miséria, num mal frequentado bairro, onde todos os crimes se praticam em completa impunidade. A sua família, de origem africana, acérrima defensora das tradições, deu-lhe o carinho possível numa família de oito filhos e pouco pão. Ainda em tenra idade foi alvo de Mutilação Genital Feminina: “Segundo essa tradição, pais bem intencionados providenciam a remoção das suas filhas pré-adolescentes do clítoris, e até mesmo dos lábios vaginais”; [esta]… é considerada uma forma inaceitável e ilegal da modificação do corpo infligida àqueles que são demasiado novos ou inconscientes para tomar uma escolha informada. A circuncisão feminina elimina o prazer sexual da mulher. A sua prática acarreta sérios riscos de saúde para a mulher, e é muito dolorosa, por vezes de forma permanente”.
Quando chegou o momento de realizar a prática na sua mais nova irmã, Margarida tentou evitá-lo; reuniram-se os familiares e alegaram que esta é uma prática obrigatória para eles e, se não for realizada, podem acontecer coisas gravíssimas!
A argumentação de Margarida é que esta pratica viola o art.º 25 da CRP.
Mais, um primo, aluno muito balda de Direito, trouxe consigo o Decreto-Lei 196/06 de 28 de Novembro que dispõe: “em Portugal pode praticar a MGF, como forma de impedir que as mulheres tenham desejos sexuais, de forma a diminuir o número de infidelidades e divórcios”.
A reunião quase que terminou logo depois, uma vez que a sala foi invadida por melgas; mas, Margarida, utilizou DumDum e aniquilou-as todas; por esse facto, uma Associação de Defesa dos Animais pretende processa-la por crueldade sobre os animais.
Quid Juris
(fonte: Wikipédia – sim.. eu sei o que é!)

Caso 2
Pedro sempre disse que era heterossexual; simplesmente gostava de homens, uma mera coincidência, sem especial importância na sua inclinação sexual.
No dia em que fez 17 anos, apesar de ser heterossexual, escolheu como prenda, Bernardo, um verdadeiro Deus Grego, um metrossexual assanhado, que se prostituía. Pedro fez com ele um contrato, em que a troco de 150 Euros, Bernardo lhe dava uma noite de intenso e quente… amor.
Para tanto, Pedro, pediu dinheiro ao avô e alugou um quarto no Motel “É bom, não foi?”.
O avô de Pedro é um homem rico e excêntrico, muito cativante. Mas extremamente ingénuo; recentemente, pensou comprar uma ilha, mas foi ludibriado e comprou um terreno com o nome Ilha da Tentação. Já antes, um vendedor sem escrúpulos, lhe tinha vendido como novo, um avião com vários anos.
De certo modo, até há uma estranha justiça em tudo isto; recorde-se que o avo de Pedro recebeu a sua fortuna por herança, sendo que o seu pai havia enriquecido através de empréstimos que fazia a pessoas muito carenciadas, cobrando juros muitíssimo elevados.
Curiosos em saber como foi a noite de amor? Digamos que … quase uma noite masoquista. O Deus Grego provou ser um Pirata Caribenho; amarrou-o à cama, ameaçou-o com uma faca e obrigou-o a assinar um documento em que lhe doava todos os bens que Pedro tinha adquirido pelo seu trabalho.
Quid Juris
(PS – claro que li; claro que me comoveu: e já agora: se um tipo compra uma fato, faz com que todo o mundo saiba que o fato é novo, certo?)
Hugo Lança Silva