Tuesday, January 23, 2007

Sealand

O Principado de Sealand é um estado independente, apesar de se encontrar nas antigas águas britânicas,já que hoje Sealand se encontra em águas internacionais devido à mudança que o Reino Unido fez sobre os seus limites territoriais.Isso fez de Sealand uma pequena nação,embora a sua soberania não seja reconhecida por nenhum país.
O território do país resume-se a uma grande base naval construída pelo Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial.O acesso à ilha apenas é possível por helicóptero ou barco.Antigamente chamada de Rough Towers,a base era uma defesa marítima contra ataques alemães,consistindo em duas grandes torres com capacidade para 200 soldados.Foi desactivada assim que a guerra acabou.Em Setembro de 1967,um ex-militar do Exército britânico chamado Roy Bates estabeleceu-se naquela "ilha" com a sua família,e proclamou-a sua propriedade,atribuindo a si mesmo o título de príncipe.
O governo britânico já ponderou retomar Sealand mais de uma vez.A maioria dos governos e pessoas considera Sealand apenas um estado fictício não-reconhecido,no entanto ele não é "invadido" pelo Reino Unido por ser considerado propriedade privada e por possíveis danos à imagem pública do estado inglês.Para além disso,Um juiz deliberou que Sealand está além do limite de três milhas das águas territoriais do Reino Unido,escapando ao controlo do governo londrino.Sete anos mais tarde,o «príncipe» Roy introduziu no seu país uma constituição,criou uma bandeira e um hino nacional e decidiu cunhar dólares de ouro e prata.Por fim, começou a conceder passaportes àqueles que demonstraram ter apoiado os interesses de Sealand.
No entanto,o dono deste "país" mais pequeno do mundo,O "príncipe" Michael de Sealand,decidiu pôr à venda a sua ilha artificial.
O site "The Pirate Bay" pretende pedir aos seus utilizadores donativos para poderem comprar esse país,afim de lá colocar os seus servidores e assim não estarem sujeitos ás leis de Copyright.Este site tem conteúdos como filmes piratas, cd´s,entre outros.
Não sei até que ponto o principado deste suposto país é legal, nem como é possível as autoridades britânicas terem deixado esta situação chegar a este ponto.
Imaginemos que os frequentadores do site "The Pirate Bay" conseguem comprar esse território. Estarão as pessoas conscientes das consequências que isso pode trazer?
Na minha opinião, não é normal alguém se impor assim como príncipe de um território, e muito menos vender esse território a quem bem entender. Afinal, Sealand não deixa de ser considerado um país, se qualquer pessoa o comprar e for para la impor as suas leis, nem quero pensar que medidas essa pessoa pode tomar para governar esse... "país".

No comments: