Thursday, October 19, 2006

Estava eu a dar uma olhada na Ambitur on-line (http://www.ambitur.pt) e vi este artigo que é uma boa notícia para nós, Portugueses em geral, estudantes de turismo em particular e motivo de orgulho para os lisboetas e que tem como titulo:

Lisboa ocupa o terceiro lugar entre as cidades onde se realizam melhores congressos

De acordo com as respostas dos congressistas que em Junho e Julho responderam ao estudo sobre o segmento de Congressos em Lisboa, numa iniciativa do Observatório do Turismo de Lisboa, a capital portuguesa ocupa a terceira posição entre as cidades do mundo onde se realizaram os melhores congressos. O Observatório do Turismo de Lisboa levou a cabo esta terceira edição do referido estudo sobre o segmento de Congressos em Lisboa, tendo como base três congressos médicos, envolvendo um universo de 989 entrevistados. Segmentando as classes por habilitações e preferências, 70% dos congressistas possuía uma pós-graduação, mestrado ou doutoramento e em termos de preferências de alojamento, incidiram sobre os estabelecimentos hoteleiros (90%), e muito em particular pelas unidades de quatro e de cinco estrelas: 46% e 29,6%, respectivamente. Do total de participantes, 99,7% ficaram alojados na cidade de Lisboa. Qualidade do alojamento, dos serviços de restauração e os preços dos transportes são os critérios mais valorizados pelos congressistas.

Quanto a transportes, as três companhias aéreas mais utilizadas – TAP, Lufthansa e British Airways – asseguraram o transporte de 42,9% dos congressistas. O recurso às companhias low cost evidenciou uma subida, de 2,2% para 6,6% dos voos. 28,8% dos participantes respondeu que pretendia permanecer em Lisboa para além do tempo de duração do congresso. Questionados sobre a probabilidade de regresso a Lisboa, 85,2% classificou-a como provável ou muito provável, sendo ainda recomendada como cidade de congressos em 94,3% dos casos, enquanto 94,9% dos congressistas sugeriu a capital portuguesa como destino turístico. À frente do ranking das cidades preferidas pelos congressistas ficaram Barcelona e Paris.

In Ambitur on-line, em 2006.10.16

De destacar a qualidade de alojamento e dos serviços é colocada como factor preponderante na escolha, pelo que podemos pensar que em termos de segmento MICE, Portugal e em particular Lisboa na vanguarda, estão no bom caminho para atingir um plano de destaque mundial.

Os números não enganam e mostram que as classes alta e média-alta, quando falamos em termos de habilitações literárias está muito satisfeita com os serviços que Lisboa tem para oferecer para além dos congressos e conferências, pretendendo quase 30% dos inquiridos pernamecer na capital Portuguesa para além do tempo estritamente necessário e com o objectivo de fazer turismo.

Tanto como cidade de congressos ou de turismo, Lisboa reúne consenso e cerca de 95% dos inquiridos, escolhem-na como uma das melhores para ambas as situações.

Resta agora continuar o bom trabalho do Turismo de Lisboa e expandi-lo para o resto do país com resultados tão impressionantes como estes agora tornados públicos!


Luís Pires (n.º 3644)

No comments: