Friday, November 17, 2006

Isto de impor uma moral tem muito que se lhe diga.

Solicita-me a discente Fátima Carvalho que faça o seguinte post:
"A postura de cada um de nós perante algo controverso fundamenta-se em valores éticos ou religiosos quer para promover essa ideia ou despromove-la. Quando não concordamos e a outra parte está em maioria acusamo-los de estarem a “impor a sua moral” aos outros. Baseamo-nos em princípios morais objectivos e que a razão os defenda, fazemos por não confundir limites com preconceitos.
Será que é assim tão fácil legislar “sobre uma moral”. Como podem os liberais ser coerentes e defender as suas políticas contra as dos conservadores quando também estes têm os seus próprios princípios.
Devemos pois, questionar a imposição de uma determinada postura ou a validade da mesma?
"Nem todos os princípios morais devem ser impostos pelo poder do Estado, mas quase tudo o que o Estado faz se baseia em algum princípio moral”
Diz-se que o assassinato está errado, mas é um facto que todos divagamos sobre o que deve ser considerado assassinato, originando tantas disputas sobre o aborto, a eutanásia e até sobre o sacrifício de animais. Fica então a dúvida: Se os princípios morais em discussão devem inspirar as leis ou que os princípios morais discutidos - liberais, conservadores ou outros - deveriam inspirá-las".

No comments: