Tuesday, November 21, 2006

Um post que faço questão de deixar!

Uma manequim brasileira, de 21 anos, morreu esta terça-feira na sequência de uma anorexia nervosa. Segundo a imprensa brasileira, a jovem estava internada há vários dias com uma infecção generalizada, que resultou da anorexia.
Ana Carolina tinha 1,74 m de altura e pesava cerca de 40 kg. Apesar de ser extremamente magra, a modelo trabalhava em agências de renome internacional como a Lequipe, Ford e Elite.
Uma prima, com quem Ana Carolina morava quando estava no Brasil, conta que a jovem só comia maçãs e tomates e que, logo após as refeições, se fechava na casa de banho, provavelmente para vomitar.
A família de Ana Carolina espera agora que a morte da jovem sirva de alerta para pais e jovens que enfrentam a doença. A mãe conta que quando insistia para que a filha comesse melhor, ela dizia que não tinha vontade de comer, que a comida «não descia», mas nunca admitiu que estava doente.

Anorexia também mata em Portugal

Os números concretos da doença em Portugal ainda não são conhecidos, mas os especialistas estimam que uma em cada 250 portuguesas, entre os dez e os 17 anos, sofram de anorexia. Em declarações ao PortugalDiário, Adelaide Braga, da Associação dos Familiares e amigos dos Anorécticos e Bulímicos (AFAAB) afirmou que 70 por cento dos anorécticos atingem a cura, em 20 por cento dos casos a doença atinge o grau crónico e 5 por cento dos doentes acabam mesmo por morrer.
A anorexia nervosa pode levar à morte em consequência das alterações orgânicas e metabólicas originadas pela desnutrição. Causa problemas cardíacos, renais, infecções, deterioração do tecido muscular, perda de massa óssea e falta de menstruação.
Adelaide Braga explica que «é impossível que as famílias não detectem um caso de anorexia» até porque os doentes «chegam a comer só uma maçã ou um iogurte por dia», mas é «muito difícil» ajudar os anorécticos porque «eles não admitem que estão doentes».
Ainda assim, a responsável explica que «não é impossível ajudar» e que é necessário que as famílias façam alguma coisa, «nem que seja optar pelo internamento compulsivo». «Não podemos ver alguém a caminhar para a morte e não fazer nada», afirmou.
A responsável recorda um caso de uma jovem lisboeta que sofria de anorexia e estava a ser tratada por uma psiquiatra. «Quando atingiu a maioridade, interrompeu o tratamento. A médica insistia com ela e com a família, mas os pais diziam que não podiam obrigá-la. Algum tempo mais tarde, foi internada e acabou por morrer devido a infecções causadas pela doença».
Mas não são só os factores físicos que levam à morte. Segundo a responsável da AFAAB, a maioria das mortes por anorexia devem-se ao suicídio. Adelaide Braga recorda outro caso, ocorrido em Portugal, de uma jovem que sofria da doença e acabou por recorrer ao suicídio. «Atirou-se para a linha do comboio e morreu».

3 comments:

Ana said...

Prefiro fingir que não li sobre o que o Tiago referiu sobre a maravilhosa raça que é a das mulheres e sem as quais vocês não sabem viver e passar, simplesmente, a comentar o post.
A anorexia é uma doença psicologica que não atinge apenas as modelos.Qualquer rapariga, com complexos ou com medo de se sentir rejeitada pelos outros sofre dessa doença.Mas é uma doença muito complexa e que exige acompanhamento. O problema,é que as raparigas que sofrem dessa doença,metem mesmo na cabeça que estão gordas e acreditam nisso de tal forma que, quando se vêm ao espelho, vêm-se gordas.
Eu ja estive de perto ligada a essa doença, felizmente não por experiência própria, mas por uma grande amiga minha.Sempre que ela comia, logo de seguida, ia á casa de banho e obrigava-se a vomitar o que tinha comido.Nós tentávamos falar com ela,diziamos que ela precisava de ajuda, mas na cabeça dela não havia problema nenhum, ela não estava doente. É muito complicado porque essa doença mexe muito com o foro psicológico das pessoas, o que é algo de muito complexo, e a mente é do mais poderoso que o corpo humano tem.E muitas vezes essa doença leva a estados depressivos como humor deprimido, tendência para não socializar com outras pessoas, irritabilidade, insónias,interesse diminuído por sexo e muitas mais consequências...O pior é que o corpo habitua-se a receber pouco alimento e ao fim de algum tempo já rejeita naturalmente tudo aquilo que a pessoa come.O corpo fica fraco, a pessoa não se consegue mexer bem, a sua pele torna-se sensível...enfim, eu não entendo o que leva as raparigas a deixarem de comer,mas eu não as critico, porque é uma doença com a qual elas sofrem e não duvido que queiram sair dela.Infelizmente, nem todas conseguem pois a taxa de mortalidade da anorexia é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico...
E Tiago, tu sabes que,bem la no fundo, até gosto assim um pouquinho de ti :)

Afrodit said...

A verdade, quando impedida de marchar, refugia-se no coração dos homens e vai ganhando em profundidade o que parece perder em superfície... Um dia, essa verdade obscura, sobe das profundidades onde se exilara e surge tão forte claridade, que rasga as trevas do Mundo.
(Rolão Preto)

Quem sabe se um dia se faz luz na humanidade. Todos nós temos responsabilidade em casos como estes, quer por vivermos lado a lado, quer pela educação que incutimos nos outros, por aquilo que os media vendem e que nós consumimos, um infinito número de coisas que são completamente secundárias para as nossas vidas mas que tão presentes estão no nosso dia a dia. Cada vez mais se verifica que a solidão, a falta de confiança, a falta de sentimentos, de comunicação nos leva a estarmos sós mesmo no meio de uma multidão e não encontrar saída para esse algo que bastava estender a mão.

Ana said...

Fogo...Estão todos como testemunhas de que o tiago me deu razão!! :O