Friday, November 17, 2006

União Europeia

O Séc xx foi tragicamente marcado pela ascensão e posteriormente pela queda das ideologias totalitarias.
Afirma-se actualmente como a unica resposta credivél face aos riscos que há que preparar um futuro conjunto face aos riscos e ás oportunidades riadas pela globalização crescente da economia mundial.
Como breve historia há a referir que a 9 de Maio de 1950 nasceu a Europa, a 25 de Março de 1957 nasce a Comunidade Económica Europeia, 20 de Julho de 63 laundé cria os primordios de um papel internacional, a 17 de Fevereiro de 86 da-se a assinatura de um acto unico Europeu que foi o tratado de Roma que tinha como objectivo criar um mercado comum, onde a Europa criaria politicas estruturais em beneficio das regiões com atrasos de desenvolvimento ou que tenham sido atingidas por mutuações tecnologicas ou industriais.
Finalmente a 1 de Novembro de 1963 é criada a União Europeia, que foi assinado a 7 de Fevereiro de 92 através do tratado de Maastricht.
A União Europeia tem como principais fundamentos criar uma nova entidade que se funda nas Comunidades anteriormente existentes e que se mantêm. No ambito da União , o Tratado da União Europeia contem disposições relativas a Politica Externa e Segurança Comum, e á cooperação nos dominios da Justiça e Assuntos Internos.
Alem disso o Tratado da União Europeia introduziu alterações na redacção dos tratados CECA,CEEA e, especialmente na CEE. A anterior Comunidade Europeia (CEE) que se passou a designar-se Comunidade Europeia (CE).
Foram assim criados vários tratados:
O Tratado da Fusão que estabelece um Conselho unico e uma Comissão unica que foi assinada em bruxelas a 8 de Abril de 1965
O Acto Unico Europeu que foi assinado no Luxemburgo em 1986
O Tratado de Amesterdão, assinado a 2 de Outubro de 97
O Tratado de Nice que foi assinado a 26 de Fevereiro de 2001

Data de Adesão dos Paises:

- Paises Fundadores: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Paises Baixos
- 1973: Dinamarca, Irlanda e Reino Unido
- 1981: Grécia
- 1986: Espanha e Portugal
- 1995: Aústria, Filândia e Suécia
- 2004: Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia e República Checa
Trabalho realizado por Claudia Martins

No comments: