Thursday, November 02, 2006

Tribunal de Justiça da Comunidade Europeia

“ A união dispõe de um quadro Institucional único, que assegura a coerência e continuidade das acções empreendidas para atingir os seus objectivos, respeitando e desenvolvendo simultaneamente o acervo comunitário”- Artº C do Tratado da União Europeia.

O tribunal é independente dos Estados-Membros assim como os Órgãos Comunitários e exerce poderes próprios e executivos, julgando questões sem recurso e dispondo as suas decisões de força executória. As suas decisões podem ser de âmbito da jurisdição constitucional, internacional, administrativa, cível e laboral.
O tribunal está associado à ordem jurídica da comunidade, não ás dos Estados- membros, por isso não vai interferir com a ordem jurídica dos Estados- membros, não existindo assim, qualquer vinculação hierárquica entre ele e as jurisdições nacionais. Este não aprecia ou anula actos do Estado nem revê decisões nacionais que possam ofender o direito comunitário. É composto por 11 juízes e 5 procuradores gerais, nomeados pelos Governos dos Estados- membros. Visa assegurar o respeito pelo direito na interpretação e aplicação dos tratados. Exerce a função contenciosa que está relacionado com o controlo dos actos, quer das instituições comunitárias quer dos estados. É da competência do tribunal anular os actos dos órgãos de direcção que hajam de forma incompetente, violem o tratado ou qualquer disposição referente à sua aplicação.
A comunidade Europeia é constituída pelos seguintes órgãos: o conselho Europeu, o Parlamento Europeu, o conselho (associado aos sectores de actividade), a comissão e por fim o Tribunal.

A união Europeia é constituída no seu todo por um quadro constitucional complexo, o qual tem em conta os interesses de todos os Estados-membros nas decisões a tomar.
Assim, devido a esta complexidade, verifica-se que é um contexto pluridimensional e muito distinto. Neste contexto, “o das Comunidade Europeias”, foi desenvolvido o princípio do Equilíbrio Constitucional, introduzindo-se assim a criação jurisprudencial do Tribunal de Justiça.
A sua ligação a uma Estrutura Institucional e a sua função como Instrumento Jurídico de resolução de conflitos, no âmbito político- jurídico, faz deste principio algo muito importante, vinculando-o ao Tribunal de Justiça.
As relações entre órgãos vão ser regidas por regras politicas mas não por obrigações jurídicas. O Tribunal de Justiça da Comunidade Europeia invoca “Equilíbrio de Poderes”, quando existe alguma situação de desequilíbrio, baseando-se que o equilíbrio é uma característica da Estrutura Institucional da comunidade e ao mesmo tempo garantia fundamental atribuída pelo tratado.
Este equilíbrio institucional que se pretende ter é um princípio organizador das relações Institucionais. De forma geral pode-se falar deste princípio do Equilíbrio Constitucional mas só se determina o seu verdadeiro conteúdo ao ligá-lo com a sua aplicação num caso concreto.
Funções essenciais deste principio: função delimitadora dos poderes das instituições, função de imposição de deveres positivos às instituições.
O Tribunal de Justiça tem a função de delimitação do poder. A mesma aparece devido à necessidade de resolução de conflitos institucionais a uma Instância Suprema.
Este principio só é válido como principio jurido- politico se o Tribunal de Justiça for arbitro dos conflitos sem interferir nos mesmos para que os interesses não sejam adulterados por qualquer das instituições intervenientes.

Fátima Carvalho nº 2525
Maria Cameira nº4157

No comments: