Wednesday, November 15, 2006

O racismo

Pessoas racistas, são pessoas que dão muito importância ás raças e se consideram superiores a todas as outras pessoas de raças diferentes.
No racismo, valoriza-se todas as diferenças existentes entre os seres humanos.
Foi a partir dessa ideia que surgiu a escravatura. Como se sabe, os escravos eram pessoas de cor que eram tratadas como animais e não como seres humanos por serem considerados de raça inferior.
Mas isso da escravatura era antigamente. Infelizmente, depois de tantos anos, ainda há pessoas com esses pobres pensamentos. Não consigo perceber como é que uma simples cor pode levar a sentimentos de superioridade, ódio. Gostaria de saber o que se passa na cabeça de uma pessoa racista, porque é uma coisa que não consigo mesmo entender. Vivemos todos no mesmo mundo, somos todos concebidos da mesma maneira e temos TODOS direitos.
Eu acho piada ás pessoas que dizem: “Eu não sou racista, mas não gosto de pretos” e qual é que é a diferença?!
Tive uma conversa sobre este tema com uma amiga à tempos e disse-me que não era racista e que até tinha amigos de cor. Então eu perguntei-lhe se ela capaz de se envolver com alguém de cor, e disse-me que não. Quanto a vocês não sei, mas para mim isso é racismo.
Na Declaração dos Direitos do Homem, elaborada no século XVIII, consagra-se a ideia da igualdade de todos os seres humanos, independentemente da sua raça, religião, nacionalidade, idade ou sexo.
Mas até hoje, essa ideia nunca foi totalmente seguida.

6 comments:

Ana said...

P.S:ja agora, numa onda de filmes, aconselho a ver o "América proibida"

EuGoC@ said...

Muito bom este filme.
Ilustra bem aquilo que é o racismo.
Chocante para alguns mas mostra realidade.

Ana said...

Sim,em relação aos ciganos concordo contigo.Tanto que, tal como falámos no bar, se eu estiver perto de um cigano não consigo estar da mesma forma de que estou com outras pessoas,é o tal "pé atrás" e também porque sinto uma certa revolta por eles viverem ás nossas custas sem fazerem nenhum.
Tiaguinho...se és xenofobo ou não, epah prefiro não saber, mas que uma pancada isso tens ;) mas o que eu quis dizer com o exemplo da minha amiga é que há pessoas que conseguem ser amigas de pessoas de cor, mas não mais do que isso.Há pessoas que têm amigos de cor, mas que a ideia de, por exemplo, os beijar, os repugna.Mas pronto, fica lá com as tuas gémeas... =)

Ana said...

mas eu continuo a não concordar contigo!!!Para mim, é racismo e pronto! ;)

Ana said...

ahahahahh dar demasiada importância, mas num sentido negativo...Se essa tua importância, em relação as mulheres, for de sentido negativo, esse problema ja é teu! :)
Quanto ao resto do teu comment, peço desculpa pela minha ignorância ;)
Tens razão quando dizes que se fossemos todos iguais se tornaria chato,mas tudo isso sem conflitos...Pelo menos concordas comigo no filme, ja não é mau...

Afrodit said...

«Caímos tão fundo que atrever-se a proclamar aquilo que é óbvio se transformou em dever de todo o ser inteligente». (Georges Orwell)