Tuesday, November 21, 2006

Será um costume ou apenas uma moda?

Informa a Rádio Pax que: "Uma professora da escola do 1º ciclo do ensino básico do Bairro da Esperança foi agredida na última Sexta – feira. A docente foi espancada pelo familiar de um dos alunos da escola e teve mesmo que receber tratamento hospitalar. A situação não surpreende professores e auxiliares
que ali leccionam, já que as ameaças físicas e verbais são prática diária naquela escola.
As ameaças verbais e o clima de instabilidade e insegurança têm vindo a agravar-se nos últimos meses na escola básica do Bairro da Esperança. Uma das situações mais graves acabou por acontecer na última Sexta-feira. Tudo começou com uma pequena discussão entre dois alunos, no espaço do recreio. Ao tentar separar as crianças a professora foi brutalmente agredida pela familiar de um dos alunos que pulou o portão da escola com cerca de dois metros de altura. A professora teve que receber assistência médica e a escola acabou por ser encerrada. As portas do estabelecimento estiveram fechadas até ao final do dia de ontem. A situação preocupa os docentes e auxiliares, até porque não é a primeira vez que acontece."
Continue a ler aqui.

1 comment:

EuGoC@ said...

Depois de ter visto a reportagem que a RTP transmitiu alguns meses sobre a violência na Escola, fiquei extremamente abismada como é que situações destas acontecem.
Por um lado é absolutamente compreensível uma vez que nos dias de hoje, os jovens (ou até mesmo crianças), acabam por dominar totalmente os professores e as suas aulas. Tudo isto, a meu ver, é fruto da educação recebida em casa e, como nem sempre é a melhor, os jovens transportam essa rebeldia para as escolas, reflectindo-se assim no relacionamento com os professores.
Por outro lado, e uma vez que esta tendência é visível em várias escolas do nosso país, deveriam existir determinados tipos de intervenções ou medidas a realizar a fim de cativar atenção destes jovens rebeldes. Algumas delas poderiam se traduzir em apoios de foro social ás famílias com poucas condições económicas, bem como um acompanhamento especial para alunos mais problemáticos.
Recordemos do filme “Mentes Perigosas” que retrata este tipo de situações. Uma professora que é seleccionada para dar aulas numa das zonas mais complicadas dos Estados Unidos da América e na qual se depara com uma turma extremamente difícil de dominar, com alunos de personalidades muito vincadas. Ao longo de toda a história, a personagem interpretada por Michelle Pfeiffer, acaba por conseguir molda-los.
Possivelmente, o truque para acalmar estes demoniozinhos que a sociedade possui, é tocar-lhe nas feridas e enfrentá-los através duma linguagem que eles possam entender e que capte atenção. È certo que, na realidade, pode haver sucesso nestes métodos, mas varia de caso para caso. Ou se tem sorte ou se tem azar.
De qualquer forma, sejam qual for as medidas a tomar (se é que alguém se decide a intervir), é importante que sejam rápidas, antes que os jovens tomem estas atitudes como uma tendência constante e que no futuro estes se transformem em marginais, pessoas desinteressadas e sem planos para a sociedade que eles próprios irão viver.

Eunice Carvalho